• Prevenção de Obesidade Infantil

    Oito maneiras de lutar contra a obesidade infantil

    As taxas de obesidade infantil estão aumentando enormemente em nosso país, e está associada ao aumento do risco de hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular cerebral na vida adulta. A prevenção da obesidade precocemente é fundamental. Veja como você pode manter seus filhos no caminho saudável. 


    1 – Limitar o tempo de tela

    A cultura de hoje induz ao sedentarismo. As crianças sentam-se grande parte do dia em suas mesas na escola e, em seguida, voltam para casa para se sentar em frente ao computador ou TV. De acordo com um estudo recente, as crianças que assistem mais de duas horas de TV por dia têm um risco maior de desenvolver obesidade. Portanto, mantenha seus filhos em movimento! Correr, jogar bola, ajudar nas tarefas de casa, tudo é válido para mantê-los ativos. 


    2 - Comece o dia com o pé direito 

    Um estudo recente diz que um bom café da manhã pode ajudar a combater a obesidade, reduzindo lanches durante todo o dia e melhorando os níveis de energia. Há opções saudáveis para as crianças, como pães de grãos integrais ou aveia misturada com frutas e leite.


    3 – Incentive a participação do seu filho em um programa de saúde na escola 

    Há uma variedade de programas que trabalham com escolas de ensino fundamental e médio para ajudar a combater a obesidade infantil. Balanço Energético 101, por exemplo, ajuda a educar as crianças sobre as opções de estilo de vida saudável e ativo. Sua escola local não tem um? Descubra como você pode mudar isso. 


    4 - Seja proativo no consultório do pediatra 

    Os pais podem não saber que o filho está acima do peso. Os pediatras devem monitorar esses padrões e dizer cedo aos pais para começar as medidas preventivas. No entanto, um estudo de 2012 indicou que alguns pediatras falham em comunicar problema de peso de uma criança para seus pais. Pergunte sobre o peso da criança ao seu médico e solicite mais informações, como saber se o peso está adequado para a altura e idade.


    5 - Use diversão para educar sobre a saúde 

    Ensinar seus filhos sobre a saúde é importante. Qual é a melhor maneira de fazer isso? De acordo com um estudo recente, crianças que jogaram videogames de jogos relacionados a saúde eram mais propensas a escolher alimentos mais saudáveis do que crianças que não jogam esses tipos de jogos. Confira a lista de opções de jogo de saúde para as crianças: http://www.healthcentral.com/obesity/c/276918/155373/teaching-healthy/ 


    6 – Use a lancheira

    Um estudo recente indica as crianças que comem a merenda escolar têm maiores riscos para a obesidade. As crianças podem não fazer boas escolhas por si mesmas na hora de escolher os alimentos. Se você preparar o lanche estará sabendo exatamente o que estão comendo e o quanto. 


    7 - Dê o bom exemplo 

    As crianças pequenas olham para seus pais, muitas vezes, copiando seus comportamentos. Então, um bom exemplo para os seus filhos é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente. Lembre-se: Você é a maior influência em suas vidas, no início, por isso é importante ser um bom modelo antes que eles estejam por conta própria. 


    8 – Matricule seus filhos em algum esporte 

    Todos nós tivemos que fazer coisas que não queríamos quando criança. Seus filhos podem queixar-se em primeiro lugar, mas eles podem realmente acabar gostando de futebol ou basquete e fazendo novos amigos ao longo do caminho. Escolha um esporte que exija exercício vigoroso, e o recomendado é pelo menos 60 minutos de atividade física diária.

    Fontes: 

    1 - Erica Sanderson. Health Central.
    2 - Children obesity. TOS.





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